Aniversário de São Carlos PDF Imprimir E-mail
Seg, 18 de Novembro de 2013 10:10

Cada ano que passa fica mais velha, mas também mais eficiente. Sua economia atiça o progresso e a imagem que consagra a sua beleza. Seu povo trabalha na indústria, comercio e agricultura se educando em importantes estabelecimentos de ensino de repercussão internacional. São empresas que surgem, hospitais, escolas, mais praças e ruas, novos filhos natos e de coração. São Carlos é orgulho consagrado de seus moradores e do interior paulista.

Na data dedicada a seu padroeiro, São Carlos Borromeu – 4 de Novembro - o município celebra os 156 anos de sua fundação. Da pequena Vila de São Carlos do Pinhal à pujante Capital da Tecnologia e do Conhecimento, desenvolveu-se uma rica e exemplar História.Parabéns a todos os são-carlenses. A História continua a ser contada: a cidade da qual nos orgulhamos é obra coletiva de todos que vivem nesta terra que amamos. Parabéns a todos os são-carlenses.

Vamos destacar os símbolos cívicos da nossa cidade:

Brasão do Município de São Carlos : Escudo redondo português encimado pela coroa mural privativa das Municipalidades. Em campo de blau (azul) cinco pinheiros do Brasil (Araucária brasiliensis) de ouro, postos em sautor. Firmados em chefe cinco escudetes, dos quais o do centro se avantaja aos outros.


Bandeira do Município de São Carlos: A Bandeira do Município de São Carlos apresenta um campo retangular com dois círculos sobrepostos, inscritos no centro. Um campo de blau com círculo anelar de prata, onde está inscrito de sinople, tendo no centro a figura de um pinheiro de ouro, como símbolo figurativo.


Algo que muito nos honra é o trabalho de divulgação do Hino a São Carlos.

Com a música do Maestro Heitor de Carvalho e letra do Professor Vicente de Paulo Rocha Keppe, o Hino foi oficializado pela Lei Municipal n°. 8.413, de 21 de maio de 1980.

Era prefeito na ocasião o Sr. Antonio Massei, que sancionou a lei aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. Os vereadores da época analisaram a possibilidade de promover um concurso para a criação do Hino Oficial. Porém, decidiram pela adoção do Hino do Centenário do Município, de 1957, que vencera brilhantemente um concurso instituído pela Lei Municipal 3.200/56, na gestão do prefeito Luiz Augusto de Oliveira (Luizão). Os compositores cederam ao Município os direitos autorais.

Por muito tempo os são-carlenses desconheceram o Hino, até que coube à Banda Marcial da Faber-Castell regida pelo Maestro Roberto Mori, a primazia de divulgar a partitura e promover a primeira audição da obra no ano de 1990.

Última atualização em Seg, 18 de Novembro de 2013 15:08
 
Desenvolvido por Lecron Sistemas Corporativos
Copyright © 2018 Associação de Artes de São Carlos. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.