Cursos PDF Imprimir E-mail

Cordas:

É composto por Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo Acústico.
Utilizamos em sua metodologia All for Strings (volumes 1, 2 e 3), Artisty in Strings (volumes 1 e 2), exercícios complementares para trabalhar escalas, afinação, articulações, dinâmicas, andamentos, entre outras.

Madeiras:

É composto por Clarinete, Saxofone, Flauta Transversal.
Utilizamos em sua metodologia Método Da Capo (Joel Barbosa), Método Essencial Elements (Hal Leonard), Método Rubank, Método H. Klosé, além de exercícios complementares com objetivo de desenvolver embocadura, sonoridade, afinação, digitação das notas, articulações, interpretação, etc.

Metais:

É composto por Trompete, Trombone, Trompa, Bombardino e Tuba.
O curso visa desenvolvimento de técnicas e musicalidade, embocadura, respiração, articulação, interpretação e demais necessidades para uma boa performance no instrumento musical. Engloba também a prática em conjunto, para que seja possível ao aluno integrar diferentes grupos e formações musicais. Utilizam-se métodos específicos como Gagliardi, Método Rubank, Método Da Capo, Método Essential Elements 2000 da Hal Leonard, e Método Slokar de Flexibilidade, com estudos técnicos e melódicos, para que o desenvolvimento seja gradual e progressivo.

Percussão:

É composto por Tímpanos, Caixa, Pratos, Xilofone, Cajon, entre outros.
Utilizamos em sua metodologia Método Pozolli, Método Wilxoxon Solos, Método Etude, Método Da Capo. O curso também procura contribuir na formação cultural dos alunos através de exercícios de coordenação motora, rudimentos, técnicas de baquetas para press roll e open roll, percepção rítmica, análise e prática do repertório escrito para este conjunto de instrumentos.

Teoria Musical:

O objetivo principal do curso de teoria é ensinar a desenvolver conhecimentos de leitura musical, percepção musical, audição, rítmica, etc. Estruturado dentro da grade curricular da escola, este curso interage com as outras aulas, tanto complementando os tópicos vistos nas aulas práticas, como preparando os alunos para novas etapas. As aulas são coletivas, em e obrigatórias a todos os alunos da escola, que são divididos segundo suas capacidades nos níveis básico, médio e avançado.

Musicalização Infantil:

A musicalização infantil consiste em desenvolver na criança a sensibilidade musical para que ele sinta prazer em ouvir e fazer música. As atividades envolvem canto, movimento corporal, contato com alguns instrumentos, brincadeiras. A música é uma parte fundamental para o desenvolvimento da criança, facilitando sua socialização com o mundo externo.
O curso engloba desenvolvimento da musicalidade, conhecimento de instrumentos e expressão musical e torna-se um poderoso instrumento que desenvolve, no aluno, além da sensibilidade à música, qualidades como: concentração, coordenação motora, respeito, capacidade de raciocínio, disciplina e equilíbrio emocional.
As crianças são musicalizadas através de instrumentos como a flauta doce e xilofone. Com jogos e brincadeiras são trabalhados conteúdos básicos como pulsação, altura, timbre, intensidade, duração, figuras rítmicas e posteriormente conteúdos mais elaborados como escalas, tonalidades, improvisação.

Técnica Vocal:

A voz é um instrumento singular, que quando bem direcionada gera sons que emocionam e alegram o coração de quem ouve, por isso mesmo precisa de cuidados especiais. A técnica vocal propicia, entre outras coisas, uma evolução no desempenho musical e possibilita maior controle da respiração e do timbre vocal.
O Curso de Técnica Vocal proporcionará ao aluno conhecer sobre anatomia e fisiologia das cordas vocais, além de trazer conhecimentos relacionados a técnicas de respiração e produção vocal juntamente com os cuidados necessários ao bom aproveitamento da voz. O aluno aprenderá ainda exercícios vocais específicos para integrar o Coral da escola.

Banda Marcial

A Banda tem o objetivo de colocar o aluno em contato com os princípios básicos musicais: coordenação motora, recepção auditiva, desenvolvimento mental (coordenação de idéias), sentimento profundo do espírito de equipe, de ordem e de disciplina além de promover apresentações à sociedade em eventos cívicos, desfiles e demais festividades.
A formação de uma Banda Marcial envolve competências e habilidades importantes para a vivência sociocultural do conhecimento da música como produto cultural e histórico.

Acordeon:

O Curso de Acordeon  tem como objetivo transmitir os conceitos para aqueles que nunca tiveram contato com Acordeon ou para aqueles que possuem algumas noções e que desejam aperfeiçoar as suas técnicas.
Nas aulas de Acordeon são trabalhadas as técnicas e a execução das primeiras notas e músicas com o auxílio do material didático Método Mário Mascarenhas e Agib Francischini.
O Acordeon (mais conhecido no Brasil popularmente por sanfona) é um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, palhetas livres e duas caixas harmônicas de madeira.

 
Desenvolvido por Lecron Sistemas Corporativos
Copyright © 2021 Associação de Artes de São Carlos. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.